sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade 2.1 – Painel da Proposta do Projeto

Projeto obesidade/desnutrição nas escolas
 INTRODUÇÃO
O Projeto Semana Saúde na Escola aborda uma problemática cada dia mais frequente em nosso município: a obesidade/desnutrição na infantil e na adolescente. A equipe GTI municipal do Programa Saúde na Escola – PSE. Realizou no mês de março (05 a 09) de 2012, uma avaliação através do exame antropométrico (peso e estatura), classificação das crianças nos níveis de: peso normal, sobrepeso e obesidade através do cálculo de IMC (índice de massa corporal). Nos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Santa Marta e Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva. E nesta avaliação apresentou um aumento de 9.43% na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Santa Marta e um aumento de 16.39% na Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva. (Fonte de pesquisa SIMEC).
Diante disso, este projeto tem a finalidade de minimizar à obesidade e desnutrição nas Escolas. Assim, neste projeto tem o anseio em trabalho a Educação Física e bem como promover uma alimentação saudável para os alunos com sinal de obesidade e desnutrição nas escolas.
JUSTIFICATIVA
Considerando, que a escola para muitas crianças e adolescentes são considerados sua segunda casa, e o professor de qualquer disciplina, como um agente transformador. Estes juntamente com a equipe da saúde poderão fazer acompanhamento nos alunos com sinal de obesidade e desnutrição. É neste contexto que o projeto Semana Saúde na Escola, tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de ações educativas sobre alimentação e nutrição junto à comunidade escolar. Em cada fase da vida, alimentação tem sua função e necessidade especifica. Assim é essencial que desde cedo à criança tenha uma alimentação saudável. E tanto a escola e família devem demonstrar isso e oferecer um ambiente que estimule a criança e o adolescente a ter atitudes saudáveis.
 OBJETIVO GERAL
O combustível deste projeto é acreditar que tanto SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, possam desenvolver e finalizar esta ação junta. Ambas tem acesso e proximidade a estes alunos, na possibilidade de poder acompanhá–los em seus conflitos e duvidas. A idéia não é só detectar, mas também sensibilizar e orientar para superar suas deficiências.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 1. Subsidiar educadores em atividades pedagógicas sobre alimentação, saúde e nutrição no cotidiano escolar;
 2. Promover esclarecimento acerca de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis para a comunidade escolar (professores, funcionários, pais e alunos) com palestra;
 3. Valorizar a dimensão educativa do Programa de Alimentação Escolar;
 4. Subsidiar profissionais de saúde da rede municipal na abordagem sobre alimentação saudável, facilitando a integração local entre unidade de saúde e escola;
5- A equipe da saúde acompanhar, estes educando com sinal de obesidade e desnutrição nas escolas;
6- Buscar parceria com a Pastoral da Criança no processo do trabalho;
7- Buscar parceria com o CRAS (Psicóloga).
SITUAÇÃO PROBLEMA
 Como agir diante dos sinais de obesidade e desnutrição identificados através da avaliação antropométrica realizada nas escolas acima citadas?
 PUBLICO ALVO
Os educandos indicados pela o Programa Saúde na Escola. (SIMEC). Na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Santa Marta constaram 35 educando com sinal de obesidade/desnutrição e na Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva foram 70 educando com sinal de obesidade/desnutrição. 

METADOLOGIA
Realizar uma nova avaliação antropométrica nos educandos;
Os pais serão responsáveis em levar seus filhos para realizar avaliação antropométrica, da pastoral e do CRAS (Psicóloga);
Palestra com os professores e pais sobre Promover a saúde e alimentação saudável;  A Pastoral da criança fazer orientação para os pais;
CRAS (psicóloga) oferecer um atendimento coletivo ou individual;
Para os educandos com sinal de obesidade fazer atividades físicas através das aulas de Educação Física.
Para os educandos com sinal de desnutrição receber uma alimentação reforçada no momento que chega da escola.
RECURSOS
Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas.
Recursos humanos: -Equipe pedagógica da Escola; -
Equipe administrativa da Escola; - Representantes da Secretaria Municipal de Educação;
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde; - Profissionais das Secretarias: Municipal de Educação e Municipal de Saúde; -profissionais do CRAS - Representantes de Igreja Católica; - Os pais; - Os alunos
Recursos materiais: -Papéis variados, lápis preto e caneta,( perguntar para a saúde e escola) Recursos financeiros: Kits com equipamentos clínicos contendo: (1) balança eletrônica infantil; (2) estadiômetro (medidor de altura) fixo; (3) trena antropométrica; (4) esfigmomanômetro (aparelho de pressão); (5) macro modelos odontológico e conjunto de fio dental; e (6) espelho bucal e limpador de língua.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
O projeto Será realizado por três etapas:
PERIODO ETAPA OBS 08a 12/10 avaliação antropométrica e palestra com comunidade escola 15/10 a 15/12 acompanhamento por três meses para todos educando; 17a 21/11 comparar nas avaliações antropométricas. 24 /10 apresentar para a comunidade escolar conclusão
AVALIAÇÃO
A avaliação do “Projeto Saúde na Escola” irá ocorrer em todas as etapas, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares. Os pais e os alunos serão observados o interesse, participação das ações e metas propostas.
 RESULTADO ESPERADO
Almejamos que os alunos com sinal de obesidade/desnutrição consigam superar suas deficiências.

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